sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Dicas para escrever uma boa proposta de intervenção na redação do Enem

Olá a todos!

Vou discutir um assunto fundamental para aqueles que vão fazer o Enem: a proposta de intervenção. Ela consiste na proposição de uma ação que ajude a resolver ou, ao menos, a atenuar substancialmente um determinado problema. Geralmente é feita no final da redação como uma conclusão do que foi discutido no texto. É obrigatório que seja apresentada no final do texto? Não, mas costuma ser um excelente fecho para os argumentos desenvolvidos anteriormente. Todavia, a estruturação do texto dissertativo-argumentativo será tema de uma futura postagem.

Há três princípios que devem nortear a elaboração de uma boa proposta de intervenção: ela precisa ser verossímil, isto é, precisa ser aplicável à realidade; deve estar ligada a aspectos centrais do problema discutido; e, de um modo geral, aborda ações futuras capazes de desencadear uma mudança no atual quadro do problema.

Você pode estar se perguntando, “mas, professor, o que devo discutir na proposta?”. Eu sugiro dois eixos que podem ser bastante eficazes: a mudança de comportamento da sociedade e as ações do poder público.

No que diz respeito ao comportamento da sociedade, é fundamental que você aborde uma mudança de postura/atitude de alguns sujeitos sociais típicos em relação ao problema, como: motoristas, professores, pais, alunos, policiais, empresários, administradores, médicos, cientistas, advogados, estrangeiros, jovens, idosos, homens e mulheres. 

Na proposta acerca da Lei Seca, você poderia propor, por exemplo, que os donos de bares, boates e companhias de táxi devem agir de forma integrada para resolver o problema. Eles poderiam dar descontos de 20% nos seus serviços e produtos para aqueles que não consumirem nenhuma bebida alcoólica e se comprometerem a assumir o papel de motorista da vez. Ademais, os bares poderiam firmar convênios com empresas de táxi para que elas ajudem as pessoas a voltarem para casa em segurança. Esses convênios devem oferecer descontos de 10 % nos finais de semana para os clientes que frequentam o bar de forma recorrente. Dessa forma, garantem-se o consumo responsável da população e a prosperidade econômica do mercado ligado às bebidas alcoólicas.

No que diz respeito à ação do poder público, o candidato possui um leque mais amplo de possibilidades para intervir em problemas sociais, como: a criação de leis, o aperfeiçoamento da legislação vigente sobre o assunto, o aumento de investimentos na prevenção ao uso do álcool, o aperfeiçoamento de infraestrutura, a contratação de mais profissionais responsáveis por punir os infratores, a fiscalização mais rígida do cumprimento das leis, a criação de campanhas de conscientização. Ainda sobre o tema da Lei Seca, o candidato poderia defender a criação de campanhas publicitárias em que alguns ícones vinculados à propaganda de bebidas condenem que motoristas combinem álcool e direção, o que fortaleceria ainda mais o discurso a favor da Lei Seca. Ademais, é interessante mencionar a fonte dos recursos para o financiamento da campanha, que poderia ser oriundo do dinheiro das multas de trânsito.

“Fernando, só posso apresentar uma ação na minha proposta de intervenção?”. Ora, nobre estudante, é claro que você pode apresentar mais sugestões. Inclusive, é bastante interessante que você produza um conjunto de propostas que juntas consigam resolver substancialmente o problema. Dessa forma, você pode combinar a mudança de comportamento da sociedade com ações do poder público, estratégia que pode fortalecer ainda mais a sua argumentação.

É fundamental lembrá-los de que a proposta de intervenção é uma competência avaliada pelos corretores do Enem. Portanto, aproveitem as ideias discutidas nesta postagem para redigir com bastante esmero a sua proposta de intervenção para o tema de uma redação do Enem.


Para você entender melhor como se produz uma proposta de intervenção, sugiro a leitura do seguinte artigo de opinião: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/17/opinion/1534460373_936822.html. Nesse texto, são apresentadas diversas propostas de intervenção para combater a violência no Rio de Janeiro, o que pode aclarar consideravelmente o seu entendimento sobre como se podem expressar mudanças sociais consistentes em cerca de 6 linhas.

Caso tenham quaisquer dúvidas, deixem um comentário.


Um abraço a todos!

(Esse texto, feito por Fernando Fidelix Nunes, foi publicado originalmente no blog Nova Proposta de Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário