sexta-feira, 15 de junho de 2018

Diário: 27 de julho de 2011

(Ilustração feita por Leonardo B. Ferreira exclusivamente para este blog)


27 de julho de 2011.

Meus filhos voltam amanhã das viagens. A Giovana mandou mensagem falando que amou tudo o que conheceu. Ela tirou um monte de fotos e disse que vai postar tudo assim que voltar para casa. O Daniel só falou que está chegando com os amigos. Sei que na mensagem ele disse amigos, mas ele queria dizer bonde. Ele não deve ter nenhuma foto não. Só deve ter feito um monte de coisa errada mesmo. É fácil entender as coisas, difícil é aceitar que as coisas são como elas são. Difícil, mas não impossível para quem sente que a coisa tem que andar, ainda que com dificuldade.

Estava lendo O Livro do Desassossego e li o fragmento 257. Lá ele diz: “O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem destreza é uma simples massa”. Como em duas frases esse homem foi capaz de colocar tanta sabedoria? Nossa vida é isso, de nada adianta conteúdo sem forma. Muita coisa poderia ter sido evitada se eu soubesse disso de forma efetiva. É como a beleza física. Tem gente que tem valor só porque é bonita. Com mulher é ainda pior. Parece que a gente não tem valor se não for bonita. Parece não, a gente não tem mesmo. E quando fica velha fica pior. Até meus trinta anos eu percebia os homens me olhando. Depois disso, fiquei passando despercebida pelas ruas. No final é melhor, já que não tem nenhum imbecil falando ou fazendo coisas inadequadas comigo. O ruim é saber que isso deixa de acontecer não por respeito, mas por uma decadência física. Seria tão bom não ligar para a opinião dos outros.

Isso é na vida também. Podemos ter absoluta razão em cada palavra que falamos, mas a maneira como falamos é decisiva para que sejamos ou não levados em conta. Por que o ser humano é tão idiota em relação a isso? Conteúdo deveria valer mais do que forma. O conteúdo é o que mais tem importância nas coisas e ações. O ser humano faria do mundo um lugar melhor se olhasse mais para o conteúdo do que para a forma. A forma ilude. É como uma sereia bela que canta, encanta e devora.

Acho que digo isso por conta da minha vida mesmo. Ela tem uma forma linda, mas esconde um conteúdo podre como a carne de um pombo atropelado.

(Escrito, assim como os demais dias do diário, por Fernando Fidelix Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário