quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

O Desafio de se Combater o Racismo no Brasil no Século XXI

Olá a todos!

Hoje teremos mais uma estreia aqui na coluna Supernova! A estudante Isaely de Oliveira Laureano escreveu um excelente texto dissertativo-argumentativo na sua prova de Língua Portuguesa sobre o tema "O DESAFIO DE SE COMBATER O RACISMO NO BRASIL NO SÉCULO XXI". Com a sua autorização e de seus pais, transcrevi a sua redação, que só teve duas correções em relação à acentuação gráfica.

Os leitores perguntar-se-ão se foi realmente ela que citou uma frase do grande pesquisador Teun Van Dijk, isto é, se seu professor - Fernando Fidelix Nunes - não se intrometeu e colocou a frase para deixar o texto mais intelectualizado. Essa frase é oriunda de uma entrevista dada por Van Dijk para pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (disponível para download no seguinte link: periodicos.ufes.br/percursos/article/download/11626/8183). Inseri um trecho da entrevista que pudesse ser lido e compreendido pelos meus alunos de 9º ano do Ensino Fundamental na prova, inclusive havia uma pergunta sobre o porquê do uso da vírgula na frase "O racismo não é inato, mas aprendido" e o significado dessa frase. Dessa forma, ela conseguiu perceber que a frase de Van Dijk poderia ajudá-la bastante a construir sua argumentação. 

Muitos professores acreditam que inserir textos de grandes pesquisadores sobre temas complexos são impossíveis para os nossos adolescentes, devido à sua idade. Eu acredito que o uso de entrevistas de grandes pensadores pode ser muito importante para aproximar os alunos dos grandes pensadores do seu tempo. Por meio dessa estratégia, podemos construir debates mais interessantes nas práticas escolares, que precisam ser aperfeiçoadas com o objetivo de proporcionar aos nossos jovens um ambiente de aprendizagem mais efetivo e acolhedor.

Espero que aproveitem a leitura!



“O racismo não é inato, mas aprendido”. Esta frase é uma expressão usada por Teun Van Dijk para deixar bem claro que o racismo é e sempre foi ensinado.
Essa frase, ao ser analisada, quase automaticamente nos convida a repensar o que temos aprendido e ensinado. Segundo a frase de Van Dijk, se a sociedade do século XXI é racista, obviamente é porque foi ensinada a ser assim pelas outras gerações.
Nos últimos anos, muitas campanhas têm sido feitas tendo o combate ao racismo como tema, e é verdade que elas têm conscientizado muitas pessoas, mas não basta só a mídia, nós no nosso convívio, no que se refere ao nosso modo de agir, temos que investir mais em humanizar as pessoas.
É preciso ser levado em consideração que a família e o círculo de convívio de cada um têm muito mais influência na vida de alguém do que o que ela vê em cartazes ou assiste na televisão.
Sendo assim, precisamos saber de que formas temos influenciado as pessoas ao nosso redor: se com crueldade e preconceito ou com amor e inclusão. Se recebemos a má influência racista que era comum nas décadas passadas, é claro que jamais deveríamos reproduzi-la no tempo em que vivemos.
Devemos ter cuidado com o que falamos e com quais ideologias temos propagado, o racismo jamais pode ser uma delas. As próximas gerações espelharão o que fazemos na nossa. Devemos dizer não ao racismo e mostrar a cada vez mais que acima de cor e características físicas, estão o caráter e um coração que continua pulsando dentro de cada um, seja ele branco, preto, azul ou verde. As pessoas precisam saber olhar além do próprio complexo de superioridade racial e ver que por baixo dos tecidos somos de carne e ossos, todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário