sexta-feira, 21 de setembro de 2018

a pele das cidades



Em uma tarde de inverno, Renato e eu estávamos dispostos a escrever um poema em parceria. Ele disse que não gostava de nada imposto à sua efusiva criatividade. Falei: "deixa de frescura, porra! Vamos escrever logo". De imediato ele indagou qual seria o tema, e tão imediato quanto lhe respondi: "pode ser do livro que tá no seu sofá.... "A pele das cidades"... bom nome". Ele explicou: "são depoimentos de pessoas que moram na periferia do Distrito Federal. O livro propõe um protagonismo cultural proveniente da periferia" - sim, ele usou proveniente em sua fala. Ele propôs um soneto, sua especialidade, e eu falei que não precisava pensar num limite. Entretanto, quando ele disse que eu não dava conta de fazer um decassílabo senti Camões sussurrar: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" e lá fui eu escrever com o meu estimado colega de letras os versos que se seguem. 


a pele das cidades

a pele das cidades tá rasgada!... (FF)
e sem mertiolate pressa ferida, (RP)
aberta fica diante tantas lidas, (RP)
ficamos sem fazer mais... quase nada (FF)

no trânsito de veias entupidas (FF)
cola poeira em pele amarronzada... (RP)
e de novo com passagem marcada!... (FF)
dramática passagem!... mas só de ida (RP)

urbana pele e suas tatuagens!... (RP)
que são pura marca de eternidade! (FF)
infinito ficar!...: quadro e paisagens! (RP)

no meio do caos, não há mais verdade! (FF)
só há despedida, ausência, viagens... (RP)
e cada um volta à sua cidade (FF)


27/07/2018

renato passos / Fernando Fidelix



Nenhum comentário:

Postar um comentário