sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Diário: 21 de outubro de 2011

(Ilustração feita por Leonardo B. Ferreira exclusivamente para este blog)


21 de outubro de 2011

O Daniel e a Giovana vão numa manifestação que vai ter amanhã com a Rayane. Eles saíram hoje à tarde para fazer alguns cartazes para a manifestação. É uma manifestação contra a corrupção. Com essa mulher na presidência, as coisas parecem melhorar um pouco. Ela mandou um monte de gente embora, melhor do que o outro que ficava passando a mão na cabeça dos seus homens de confiança. Aqui em Brasília as pessoas não fazem nada demais também. Parece que o problema não são as pessoas, é o sistema. Pode trocar um por outro que nada parece mudar, nada muda de verdade. Falaram que as pessoas ganham mais, mas continuo vendo as pessoas sofrendo. Dinheiro é bom, mas não muda tudo.

Eu penso nisso quando eu olho para os meus filhos. Eles têm dinheiro, mas não veem que o país deles continua ruim muito por causa deles. Eles ficam aí perdendo tempo, olhando para o teto e acham que têm o direito de cobrar dos outros o que não cobram de si mesmos. O Henrique, quando ficou sabendo da ida deles na manifestação, não disse nada, só suspirou e mudou de assunto. Eu invejo o meu marido por não se abalar com essas coisas. Se bem que eu não sei exatamente no que ele anda pensando e fazendo com as suas ideias. Ele não comenta nada, mesmo vendo o poder de perto. Ele já apertou a mão do Collor, do Itamar, do Fernando Henrique, do Lula e até da Dilma. Conhece as histórias do poder de perto, só que não fala nada. Sempre que um assunto político vem, ou o Henrique fica calado, ou fica puxando outro assunto. Não entendo por que ele é assim.

Nestes dias eu lembrei da Tereza. Pelo menos foi por pouco tempo. O Henrique ficou falando muito com ela no aniversário, mas foi um pouco diferente. Não sei explicar, só sei que foi bem diferente do que costumava ser. Ou sou eu que estou enxergando as coisas de uma outra forma? A vida tem disso também. Às vezes as coisas não mudam de verdade. O que muda é a maneira como nós enxergamos as coisas na vida.

Ainda bem que eu tenho este diário para desabafar. Nos últimos tempos, sem escrever, eu estava sofrendo muito. Com o diário à disposição do meu sofrimento, eu só sofro. Quem sabe de tanto escrever um dia eu consiga tocar o meu coração para me libertar de toda essa angústia.

(Esta é uma obra de ficção feita por Fernando Fidelix Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário