domingo, 25 de março de 2018

Proposta de redação: Fake News (Notícias Falsas)

Olá a todos!

Começaremos hoje a postar periodicamente propostas de redação no formato do Enem. Cada proposta de redação terá uma cota de redações que serão corrigidas GRATUITAMENTE. Que tal começar a se preparar desde agora?

Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS IMPACTOS DAS NOTÍCIAS FALSAS (FAKE NEWS) NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações postadas nos comentários serão corrigidas GRATUITAMENTE.

Textos motivadores


(feito por: Fernando Fidelix Nunes)

9 comentários:

  1. "Fake News" é um dos principais problemas do século XXI. São criadas notícias falsas para destruir pessoas, como políticos, pessoas com algum tipo de deficiência e nem mesmo as crianças são poupadas. Muitas dessas notícias, são discursos de ódio.
    Em primeiro lugar, é necessário destacar que isso não é uma adversidade do século XXI, na história da humanidade, já foram divulgados vários rumores falsos, como o caso do The New York Sun que usou o nome de um astrônomo real para afirmar que havia sido descoberto vida na lua. Tudo com o propósito de vender mais jornais.
    Além disso, notícias falsas são criadas atualmente, no jogo político em que um candidato tenta desmerecer o outro, criando inúmeras "fake news" sobre o seu concorrente. Também são feitos boatos falsos, para atingir pessoas que ficaram em evidência por algum motivo. Esse foi o caso da repercussão do assassinato da vereadora Marielle Franco, em que foram criadas várias mentiras sobre a vítima.
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. As redes sociais como o Facebook, por exemplo, devem criar mecanismos para as pessoas saber identificar as "fake news" e também que seja possível denunciar o autor da mensagem. Essas são algumas medidas básicas para evitar que as pessoas sejam vítimas de notícias falsas.

    ResponderExcluir
  2. - Estude os usos da vírgula. Ela é incorreta quando se separa o sujeito do verbo, como no trecho "Muitas dessas notícias, são discursos de ódio.";
    - Tenha atenção à concordância, pois você deveria ter escrito "sido descoberta" para concordar com vida;
    - Você deveria ter aproveitado mais o desenvolvimento para discutir o contexto atual;
    - Sua proposta de intervenção ficou boa, mas poderia ser mais detalhada.

    Nota final: 640
    (Correção feita por Fernando Fidelix Nunes)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A Era Pós-Industrial revolucionou os meios de comunicação e facilitou o acesso à informação com o advento da Internet. Não obstante, a popularização das redes sociais no Brasil do século XXI torna evidente o problema da desinformação com o fenômeno das "Fake News", ou seja; a disseminação de notícias falsas com o objetivo de denegrir a imagem de alguém ou como forma de manipulação da opinião pública.
    Primeiramente, é fato que o uso de notícias falsas é histórico e geralmente tem motivação econômica, política ou ideológica. Contudo, teve maior impacto com o crescimento explosivo das redes sociais. Nessa perspectiva, as "Fake News" foram utilizadas na eleição dos Estados Unidos e favoreceram a vitória de Donald Trump em 2016. Ademais, a informação falsa é facilmente aceita como verdade absoluta quando reafirma uma crença individual, o que intensifica a polarização e dificulta a análise de ideias divergentes - favorecendo assim o discurso de ódio e a visão unilateral.
    Seguidamente, o anonimato dos usuários e a rápida circulação da informação nas redes sociais impede o controle efetivo de mentiras como, por exemplo, o caso de Fabiane de Jesus que foi linchada e morta após um boato divulgado no Facebook em que acusaram-na de sequestrar crianças. Desse modo, o compartilhamento em massa de notícias falsas sem que seja feita a checagem do conteúdo e da fonte colabora para a propagação de "Fake News".
    Por tudo isso, faz-se necessário medidas a fim de mitigar o problema da desinformação. Sendo assim, cabe ao Poder Legislativo criar leis que obriguem as Redes Sociais a utilizar mecanismos de verificação da veracidade da informação. As escolas e a mídia poderiam, ainda, por meio de atividade lúdicas e propagandas nos meios de comunicação, educar para que se faça a diferenciação de notícias falsas e verdadeiras a fim de diminuir o impacto das "Fake News" e possibilitar o desenvolvimento do senso crítico.

    ResponderExcluir
  5. - A expressão "ou seja" deveria ser separada por duas vírgulas, isto é, sem o ";";
    - Escreve-se "fake news" (com letras minúsculas);
    - Na sua proposta de intervenção, seria melhor se você apresentasse de forma mais específica quais seriam as leis e o conteúdo das propagandas;
    - Você tem um ótimo vocabulário. Aproveite para utilizá-lo sempre da forma correta.

    Nota final: 860

    (Correção feita por Fernando Fidelix Nunes)

    ResponderExcluir
  6. Após a 3 revolução industrial que trouxe com tudo a era da tecnologia a internet está sendo usada por pessoas de todas as idades.As redes sociais são os maiores alvos dos internautas.
    Infelizmente nessa era da internet tem pessoas que não usam de forma correta,não tem discernimento sobre algumas coisas no caso as tão famosas e ao mesmo tempo desconhecidas "fake news",notícias falsas.
    Elas trazem notícias chocantes também de indivíduos famosos,dentre eles artistas e políticos,com isso as pessoas acabam acreditando e gera uma grande polêmica.
    As mídias deveriam impor a solução de muitos não caírem em muitas armadilhas que as "fake news" propõem,com isso diminuindo os problemas que as mesmas causam,e claro os internautas se aprofundarem nas notícias que encontram antes de serem compartilhadas e levadas a frente pois,algumas das vezes pode comprometer o indivíduo que a leva como verdade e usa discurso de ódio preso,infelizmente a sociedade é cheia de pessoas sem senso.
    No momento em que as "fake news" serem levadas mais a sério e medidas serem tomadas muitos podem ser "salvos".Como o Facebook é a rede social mais fácil das notícias decorrerem rapidamente poderia ser mais simples de identificar se algo é verdadeiro ou não,porém muitos estão desligados enquanto isso e não se preocupam com a questão em si,nesse momento em que muitos indivíduos de péssima conduta aproveitam para arruinar com a imagem de muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Lembre-se da diferença entre 3ª e 3;
      - O seu primeiro parágrafo ficou muito vago e com informações confusas. A expressão " As redes sociais são os maiores alvos dos internautas" precisaria de informações contextuais mais claras, especialmente em relação ao foco do que os internautas fazem nas redes sociais;
      - Evite o uso de expressões vagas como "algumas coisas", pois os corretores veem nisso um motivo para tirar pontos;
      - Estude bastante os usos da vírgula! Você deveria ter escrito, por exemplo, "Infelizmente, nessa era da internet,";
      - Para fundamentar melhor a sua argumentação, busque exemplos mais concretos e casos mais específicos, principalmente na sua proposta de intervenção;
      - Continue escrevendo para aperfeiçoar as suas redações. Uma maneira de você aprender é lendo textos de opinião, como no site https://brasil.elpais.com/seccion/opinion

      Nota final: 520

      Excluir