sábado, 23 de fevereiro de 2019

Proposta de Redação: O Desafio de se combater trotes violentos nas universidades brasileiras

(Ilustração feita por Enthony Keven para este blog)

Vamos escrever!

Mais uma proposta de redação no formato do Enem para vocês!


Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O DESAFIO DE SE COMBATER TROTES VIOLENTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

As três primeiras redações serão corrigidas GRATUITAMENTE nos comentários do blog.

Textos Motivadores:




9 comentários:

  1. O trote originou-se há mais de 600 anos em 1342, na Universidade de Paris, na França. Naquela época, algumas ações eram tomadas como medidas profiláticas,por exemplo, antes de entrar na sala de aula, os calouros terem suas roupas queimadas e os cabelos raspados para impedir a disseminação de doenças.Em contrapartida,na contemporaneidade, o trote adquiriu características violentas, como a prática de brincadeiras maldosas e ações criminosas.A partir disso,nota-se que a impunidade e o sentimento de superioridade dos agressores constituem as principais causas para esses acontecimentos.
    Em primeira análise, é possível destacar o espaço que a violência ganhou nesse meio.Exemplo disso foi o caso da faculdade Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos(Unifeb), onde sete estudantes foram recebidos com jatos de desinfetante corrosivo chamado creolina e sofreram queimaduras do primeiro grau.Esse caso foi investigado pela polícia, mas acabou arquivado um mês depois pelo Ministério Público.Em relação a isso, percebe-se que a falta de punição e a dificuldade da polícia em encontrar os culpados colaboram para a ocorrência dos atos violentos.
    Além disso, o trote começa a ser desarmônico quando desperta uma relação de poder entre os aplicadores.Segundo Foucault,filósofo francês, "o poder é um instrumento de diálogo entre os indivíduos de uma sociedade."De acordo com a perspectiva do autor, o poder deveria ser usado com fins comunicativos.Entretanto, em oposição ao pensamento do teórico, a realidade dos trotes brasileiros revela o estabelecimento de uma relação de superioridade dos veteranos sobre os novatos por meio da violência.
    Portanto,os trotes estudantis continuam a gerar medo e constrangimento em muitos calouros.Diante disso,cabe ao Ministério da Educação, visto que é o órgão responsável pelo acesso as universidades públicas brasileiras, adicionar aos editais, a pena de expulsão da instituição para aqueles que praticam atos extremos nas brincadeiras, além de colocar funcionários públicos para supervisionar eventos de recepção de calouros,a fim de que possam encaminhar a delegacia os praticantes de atos ilegais.Dessa forma,os trotes seriam mais amenos e tornariam o ingresso no nível superior livre de agressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estude mais os usos do sinal indicativo de crase. No último parágrafo, por exemplo, você deveria ter escrito "às universidades";
      - A construção do seu pensamento é muito boa, mas a sua nota poderia apresentar uma variação de 760 a 960. Por exemplo, há pessoas que discordariam da maneira como você fez sua colocação sobre o Foucault, pois poderiam entender que você quis dizer que ele não especulou em nenhum momento que o ser humano utilizasse a violência para estabelecer uma relação de superioridade. A proposta de intervenção é boa, mas algumas universidades já a aplicam, o que não a torna tão consistente no que diz respeito ao seu caráter original e inovador;
      - Você tem um bom conhecimento de coesão textual, continue praticando para aprimorá-lo ainda mais.

      Nota Final: 800
      (Fernando Fidelix Nunes)

      Excluir
    2. Entendi,vou consertar essas partes.Obg pela correção! Quanto eu tiraria mais ou menos em cada competência do enem?

      Excluir
    3. Na minha avaliação, você ficaria com 160 em todas as competências.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A constituição Federal de 1988 , prevê no artigo 6° o direito à educação e a segurança ao cidadão brasileiro. Mediante a decorrências de atos considerados atentados à vida e à integridade dos calouros. Como tais direitos podem ser garantidos paralelamente?
    Atualmente ser aprovado no vestibular está entre os planos da maioria dos estudantes brasileiros, principalmente nas universidade federais. A aprovação só poderia resultarem comemorações, porém, tornaram-se motivos de preocupação para a segurança pública, com os trotes violentos.
    As comemorações que deveriam ser repletas de diversão, hoje são motivos de insegurança, pois a maioria das brincadeiras transformam-se em atentados violentos à vida do estudante, no qual pode resultar em danos morais ou até em tragédias, por exemplo, o trote que resultou em um óbito nas Universidade de São Paulo, em 1999.
    A fim de que a segurança e a educação estejam presente de forma igualitária na vida universitária, é necessário que a reitoria das universidades implementem em seu regimento a proibição de trotes, sujeito a severas punições. A conscientização dos alunos provida pelos docentes, como um assunto de base curricular para todos início de curso, introduzida pelo MEC, se mostrará eficiente, uma vez que os estudantes podem se preocupar somente com a vida academia ao invés de um ambiente hostil e violento



    Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Fique atenta aos usos do sinal indicativo de crase. Na primeira linha, por exemplo, você deveria ter escrito "à segurança";
      - Revise seu texto com atenção para evitar equívocos, como: "só poderia resultarem", "nas Universidade de São Paulo" e "a segurança e a educação estejam presente";
      - Você poderia exemplificar melhor de que maneira ocorrem os trotes violentos nas universidades;
      - Você fez uma boa proposta de intervenção, continue praticando para aprimorá-la ainda mais.

      Comp I: 140
      Comp II:140
      Comp. III: 140
      Comp. IV: 140
      Comp. V: 160

      Nota Final: 720

      (Correção feita por Fernando Fidelix Nunes)

      Excluir